ESPETÁCULOS




POEMA SUJO
Poesia, Versos e Cordas

A leitura cênica de “Poema Sujo” de Ferreira Gullar evidenciou o caráter plural, não-linear, ora surrealista, ora concretista ou neoconcretista, valorizando sentimento cultural brasileiro no momento histórico em que a liberdade de expressão estava ameaçada, a ditadura militar. Poesia moderna que mescla vários formatos poéticos para trazer à tona as memorias do autor que transforma as suas mais remotas lembranças em matéria para poesia. 














DESAFIO: FIÃO E FIOTA


Foto de Frank Busatto


Esse é o primeiro espetáculo concebido pela dupla de atores Thereza Helena e João Manuel Mota. Sua estreia se deu em 2007 em uma ocasião muito peculiar e que diz muito sobre a peça, foi numa quermesse de igreja durante os festejos juninos. Desde então, a Cia Thereza João já rodou chão com esse trabalho inicialmente em Mato Grosso, Cuiabá e cidades do interior. A companhia também teve a oportunidade de apresentá-lo em importantes festivais com espaço para o Teatro de Rua, tais como o Fringe/ Festival de Curitiba, Festival Amazônia Encena na Rua em Porto Velho/RO e Mostra Sesc Cariri de Culturas no Ceará.

O espetáculo é voltado para o publico em geral e é possível de ser apresentado nas mais diversas configurações de espaço.




Foto de Frank Busatto



Com a ideia de trabalhar a contação de histórias como meio para alcançar a teatralidade em um espetáculo infantil, a Cia Thereza João concebeu esse espetáculo a partir de histórias, poemas e musicas. Estreou em 2008 e desde então tem encantado os pequenos com vozes fantásticas, canções e brincadeiras usadas para que o espectador possa vislumbrar a situação, dar brasa à imaginação e começar a viagem. A companhia também utiliza fantoches e manipulação de objetos para materializar a história narrada.



O espetáculo é de classificação livre e tem bastante apelo junto à escolas de ensino fundamental pois pode ser veiculo para trabalho pedagógico junto aos alunos, principalmente de incentivo à leitura.







Baseado em contos e crônicas de Fernando Sabino, "Ela Lava, Ele Enxuga" estreou no projeto "Poesias, Versos e Cordas" do Sesc Mato Grosso em 2008. Os atores utilizam em cena objetos que fazem referência a uma cozinha doméstica. A companhia propõe, além de um cenário musical alternativo em que a trilha é feita com utensílios domésticos, como armário, talheres, pratos, taças, entre outros, uma atmosfera que traz um fator muito presente na cozinha, o aroma. 


O espetáculo é de classificação livre e pode interessar a estudantes de ensino médio e superior.








Com o desafio de adaptar um texto de literatura infantil para o teatro no projeto "Teatro de Letrinhas" do Sesc Mato Grosso, a Cia Thereza João escolheu a novela infanto-juvenil "A Cidade Sem Sol" da escritora Lucinda Persona, expoente da literatura em Mato Grosso. Assim, em 2009 a companhia estreou esse espetáculo que transpõe para a linguagem teatral o universo de encantos que circunda a cidade ficcional de Atlântida  Nela a menina Mariana descobre uma forma de encantar as palavras e aquilo que elas representam. Empolgada com a novidade, Mariana acaba desencadeando sérios transtornos ambientais no pequeno vilarejo.  

O espetáculo é voltado para crianças e jovens  e aborda questões como a importância da família, da amizade, além de alertar para a nossa responsabilidade ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário